Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de junho de 2015

UM POTRO DE SORTE

No fim do mês passado, uma equipe do Centro de Zoonoses Paulo Dacorso Filho - CPDF -  realizou uma ação noturna para remoção de um potro na Ilha do Governador. O animal estava em logradouro público, e, segundo relatos das pessoas que o acompanhavam até a chegada dos profissionais, foi vítima de maus tratos. 

No dia anterior, naquela mesma localidade, foi removido um equino adulto com um olho perfurado, que já foi encaminhado à Fazenda Modelo, da Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais - SEPDA. Mas o potrinho estava em piores condições, já que apresentava uma fratura na tíbia do membro posterior direito e teve que passar por cirurgia.

No dia seguinte, após passar a noite sob cuidados de técnicos do CPDF, começou a procura por instituições que realizassem a cirurgia. A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro se colocou à disposição para ajudar. O potro foi levado à UFRRJ e recebeu toda a atenção e cuidados dos médicos veterinários Ricardo Siqueira e Bruno Gonçalves, além dos acadêmicos estagiários que fazem parte da equipe.

A cirurgia foi realizada na última sexta, dia 19, para colocação de placa óssea e parafusos. Tudo transcorreu bem e o animal já está se alimentando. A comoção pela saúde do potrinho foi tanta, que uma enquete foi realizada no Facebook, pelo Grupo Animais Sem CEP, para escolher o seu nome. E o escolhido foi Lucky, que significa “sorte” em inglês.

Assim que o sortudo Lucky se recuperar, será encaminhado à Fazenda Modelo, onde será bem cuidado e, quem sabe, encontrará alguém para adotá-lo.








0 comentários:

Postar um comentário